Notícias

blocok4

Bloco K, evite multas, o prazo está se esgotando!

26 de Sep de 2018

O que é o Bloco K

 

O Bloco K é uma versão digital do Livro de Controle de Produção e Estoque, ou seja, todas as organizações deverão apresentar os relatórios de estoque e produção.

 

O registro do Bloco K faz parte dos demais registros do SPED Fiscal e muitas empresas já faz o envio do SPED Fiscal, porém os registros do referido BLOCO K não é enviado atualmente, devido a sua não obrigatoriedade.

 

A obrigação para o próximo prazo diz o seguinte: A partir de 1 de Janeiro de 2019, correspondente à escrituração completa do Bloco K, para os estabelecimentos industriais classificados nas divisões 11, 12 e nos grupos 291, 292 e 293 da CNAE, deverá entregar a escrituração completa do Bloco K e no inciso III a partir de 1 de Janeiro de 2019, restringe a apenas informação dos saldos de estoques escriturados nos registros K200 e K280, para os demais estabelecimentos industriais classificados nas divisões 10 a 32; os estabelecimentos atacadistas classificados nos grupo 462 a 469 na CNAE e os estabelecimentos equiparados a industrial, com escrituração completa conforme escalonamento a ser definido.

 

Este processo de escrituração, deve ser contemplado pelo seu sistema de gestão, uma vez que é muito difícil este controle ser feito por parte de seu contador, mesmo ele tendo todas as notas de entrada e saída para sua escrituração fiscal, a movimentação de estoque possuem muitos outros processos para que seu estoque fique sempre em dia.

 

Temos como experiência, alguns desafios que devem ser considerados, recorrentes na implementação do Bloco K na sua empresa, como por exemplo:

  • Diferenças de estoque diversas (Ex. conversão de unidade de medida);

  • Movimentação das entradas/saídas divergentes;

  • Ordens de produção divergentes;

  • Controles dos processos inexistentes;

  • Diferenças nas informações presentes no Sped Fiscal, como no bloco H e bloco K. etc.

 

O prazo é curto, consulte seu contador e valide a real necessidade das entregas do Bloco K e procure o responsável pelo sistema de sua empresa para implementações de todo o processo a fim de evitar as pesadas multas decorrentes da não entrega de mais estas obrigações fiscais.

Voltar

Artigos e Notícias Relacionadas

metas5

Estabelecendo suas metas de vendas na prática

Um dos objetivos principais esperados por uma empresa é Resultado Financeiro, para que o mesmo seja obtido, são elaboradas etapa...

Leia Mais
7 problemas com sua equipe de vendas que um software ajuda a resolver

7 problemas com sua equipe de vendas que um software ajuda a resolver

São inúmeros os desafios que as empresas com equipe de vendas enfrentam, a gestão eficiente da equipe é uma das mais complexas...

Leia Mais
Pre Vendas ou Pronta Entrega qual a melhor solucao

Pré-Vendas ou Pronta-Entrega qual a melhor solução?

Empresas que possuem equipe de vendedores externos utilizam basicamente dois modelos no seu processo de vendas (pré-venda ou pron...

Leia Mais
problemas com fisco

Evitando Problemas com o Fisco na Pronta-Entrega.

Um grande desafio dos distribuidores que realizam a Pronta-Entrega de seus produtos é cumprir com as obrigações fiscais que a l...

Leia Mais