Notícias

ruptura02

Evite prejuízos com ruptura do estoque

03 de Sep de 2018

Ruptura de estoque é a falta de um produto no momento da compra do cliente ou consumidor, ou seja, é a situação de uma venda não concretizada por falta de estoque.

A ruptura de estoque representa em média de 5% a 10% na redução nas vendas das empresas.

Nos dias de hoje é um desafio manter um estoque com proporções satisfatórias, evitar produtos com estoques super dimensionados, bem como a falta dele para a entrega dentro do prazo! Uma coisa é certa, essas 02 situações nos fazem perder dinheiro!

Devemos sim focar cada vez mais o “Just in Time” de nosso estoque, ou seja, ter sempre o produto disponível dentro da quantidade mínima controlável, com isso encontramos a quantidade de estoque ideal ou estoque de segurança, que em resumo é a quantidade suficiente de saldo de estoque que atenda até que a nova remessa adquirida chegue e esteja apta para o processo de expedição das vendas “o famoso lead time”!

A gestão de compras é fundamental no processo de redução da ruptura de estoque, pois garante a compra coerente com a necessidade da empresa, levando em consideração o prazo de entrega do fornecedor para que não reflita em falta de mercadorias

Para Distribuidores que atuam com equipes de venda na modalidade pré-venda, produtos com baixo estoque ou com previsão de recebimento são informações imprescindíveis para evitar as rupturas.

Para a solução ou redução desses problemas, é necessário ter informações relevantes sobre os produtos, seu estoque e pedidos de vendas, além de uma gestão eficiente do estoque.

As soluções Lyncis ERP e Lyncis Força de Vendas, permitem aos seus usuários a visualização dessas informações em tempo real, atuando com conceito de estoque mínimo e sugestão de compras, auxilia a tomada de decisões evitando problemas com rupturas preventivamente.

Como você faz a gestão de compras e do seu estoque  ?

 

Voltar